4 de julho de 2012

Tutorial - [ROM] Galaxy Ace ( ICS 4.0.4 )

Com quase todos os tops de linha sendo atualizados para o ICS eles deixam de lado os intermediários de lado.
Mas como sempre os nossos heróis do XDA Devolopers estão ai metendo a mão na massa , eles liberaram faz tempo uma rom baseada no Android 4.0 para o Galaxy Ace , mas como era versão Alpha ninguém se arriscava a instalar pois teria problemas pelas quantidades de BUGs existentes.
Mas eles não desistiram e continuaram e hoje esta ai falta apenas resolverem um BUG para a ROM ser lançada na versão full que é o da câmera( e que esta quase pronto ja lançaram ate um preview dela fucionando ( para quem não usa muito como eu .... esta ai fresquinha )).

Vamos a instalação.

Para prosseguir você deve ter instalado a ultima versão do CWM5 ( ClockWorkMod5) no seu Ace .. se não tiver baixe aqui  >>> ; CWM
e a rom ICS aqui >>>; Rom

Coloque a Rom Zipada no seu cartão de memoria não coloque em pastas ou extraia.


Atenção eu não me responsabilizo por danos que você pode causar ao seu aparelho faça por SUA CONTA e risco.
FAÇA BACKUP DOS SEUS ARQUIVOS.


1°- Desligue o aparelho e entre em Modo Recovery pressionando o botão Power+Home 



Para navegar nesse menu você ira usar os botões de volume para ir de cima para baixo e vice versa e o botão Home para selecionar , para retroceder você ira usar o botão padrão de voltar.

2°- Selecione wipe data/factory reset  e depois em yes delete all user data

3°- Vá em install zip from sd card procure e selecione a Rom e espere a instalação ser concluida , isso demora cerca de 1 minuto e 20 segundos .

4° Agora selecione reboot system now.

!!!!!!!! MOMENTO LESEIRA !!!!!!!!!!

Quando o celular estiver reiniciando após aparecer o logo da Samsung a tela irar ficar branca por um certo período de tempo que é quando a rom esta sendo iniciada , no meu caso eu não vi iniciando quando olhei a tela estava branca ai meu coração passou pela garganta quando ele ia sair o celular iniciou ... kkkkkkk'

pronto agora eh so aproveitar o Ace com ICS .

Quando lançarem a versão full estarei disponibilizando para vocês .
Duvidas na instalação pode perguntar.

Muito obrigado !!!!

Dica para deixar o seu Ace com a cara do novo android o Jelly Bean baixe esse apk. e instale com um gerenciador de arquivos.

JellyBeansWall.apk

Alguns Screenshots que eu tirei :



























3 de julho de 2012

Tutorial - [ROM] Galaxy Ace S5830 (Ace-Of-Spades-RC2) Melhor Desempenho e + Bateria

Atenção eu não me responsabilizo por danos que você pode causar ao seu aparelho faça por SUA CONTA e risco.
FAÇA BACKUP DOS SEUS ARQUIVOS.


Descrição da ROM :

  • Mais velocidade para o aparelho;
  • Melhor estabilidade
  • Uma melhor personalização
  • Uso geral da ROM se nenhum Bug
  • Muito mais economia da bateria ( Eu testei e aprovo)


Vamos começar :

1°- Baixe umas das ROMs abaixo : 

ROM com melhor desempenho - DOWNLOAD ( 94.15 MB )
ROM normal - DOWNLOAD ( 96.23 MB )
Para continuar você precisa ter instalado a ultima versão do ClockWorkMod 
Clique aqui para baixar pelo site do XDA - Devolopers >> CLIQUE
Agora sim vamos começar kk' : 
Ao baixar o CWM você ira obter o arquivo ClockWorkModAce.Zip , salve-o mas não extraia;
Agora conecte o aparelho ao PC e ative a depuração USB e passe o arquivo obtido para dentro do ;CartãoSD ( não coloque ele em pasta alguma "e não é para extrair");
Faça a mesma coisa com a ROM;
Desconecte o aparelho do PC;
Desligue o aparelho;
E ligue segurando o botão Power e o Home 



E espere entrar no modo Recovery;


Para navegar no mode recovery você irar usar os botões de volume para ir para cima e pra baixo e o botão home para selecionar.

Você tera 5 opções :

  • reboot system now
  • apply update from sd card
  • wipe data/factory reset
  • wipe cache partition
  • test redbend fota (FS)

Selecione Apply Update from sd card , procure e selecione o arquivo ClockWorkModAce.Zip
Depois que fizer isso volte ao menu e selecione a opção Reboot System Now ( Reiniciar o telefone )

Depois disso você desliga e reinicia de novo no modo Recovery
Note que a tela Recovery esta diferente :

3°- Você seleciona a terceira opção - wipe data/factory rest , que ira deixar seu celular como ele veio de fabrica.

4°- E depois selecione wipe cache partition 

5° - Depois vecê volta e seleciona Install Zip From SD card 

Procure e selecione a ROM.

Apos a inalação estiver concluída você volta e seleciona Reboot System Now  o primeiro boot pode demorar um pouco , apos isso reinicie de novo para um melhor desempenho.









26 de junho de 2012

Avisos !!!! :D

Ola pessoal depois de quase 4 meses sem postar estou de volta , como vocês devem saber sou estudante e não tenho tempo suficiente para entrar no blog todos os dias.


Vamos as noticias :


- Consegui comprar um Galaxy Ace ou seja agora o blog terá uma nova parte dedicada apenas a ele.
E logo estarei colocando um review com vários apps e jogos que eu baixei.



28 de março de 2012

Samsung compensará atraso na atualização do Galaxy Note com novos aplicativos


Com Informações: The VergeDiário do Android.

Nokia N9 rodando o versão alternativa Ice Cream Sandwich.


Alguns especialistas apontam o Nokia N9 como o melhor smartphone que jamais fará o sucesso esperado. O motivo é simples: ele usa o sistema operacional móvel MeeGo, que foi meio que abandonado e atualmente não se comporta como um ecossistema de verdade. Pensando em colocar uma plataforma mais moderna neste bom aparelho, um grupo de consumidores conseguiu portar o Android para o dispositivo.

O port do Android utiliza a versão mais atual do sistema, o Ice Cream Sandwich - o que certamente deixará muitos donos de aparelhos antigos com Android nativo com alguma inveja. Justo o N9, concebido para outra plataforma, parece rodar muito bem o Android em vez do MeeGo.
Em um vídeo publicado na internet dá para ver o Ice Cream Sandwich em um Nokia N9. Até a loja Google Play funciona, dando a entender que a instalação de aplicativos para a plataforma funciona normalmente. Fazer chamadas, também, não há nenhum tipo de dificuldade.

Apresentado em junho de 2011, o N9 tem hardware parrudo: CPU Cortex A8 de 1 GHz combinado com 1 GB de RAM. Pode não ser o topo de linha do mercado atualmente, mas ele continua atendendo um público ávido por um bom aparelho de uma marca respeitada.
Com a modificação, o N9 é capaz de dar boot tanto pelo MeeGo como pelo Android. O dono do aparelho escolhe o sistema durante a inicialização. É necessário dizer, no entanto, que o port - chamado de NITDroid - ainda se encontra em estado alpha de desenvolvimento. Quer dizer que muita coisa pode mudar quando (e se) ele chegar a uma versão final amplamente disponível.
Os interessados podem realizar a instalação por meio com as instruções do NITDroid ( em inglês ) ou aqui em Português, mas que fique bem claro que o procedimento fica por sua conta e risco.

Novo Android da HTC merece respeito.


HTC One X, novo smartphone top-de-linha da empresa, foi anunciado em fevereiro durante a MWC 2012 e ainda não chegou oficialmente ao mercado, mas um usuário obteve acesso ao aparelho e conseguiu executar alguns testes de desempenho no dispositivo. Os resultados do smartphone surpreenderam, e foram os melhores já obtidos dentre os tablets e smartphones Android mais avançados do mercado.

No teste Vellamo - que mede a renderização de elementos gráficos, execução de JavaScript, navegação na web e experiência de usuário -, o One X terminou com mais de 2 mil pontos, enquanto o aparelho ASUS Transformer Prime, com processador Nvidia Tegra 3, não nem a 1,5 mil. Um dos melhores smartphones da Samsung atualmente, o Galaxy S II, conseguiu cerca de 600 pontos.
Já na avaliação Quadrant, o HTC One X conseguiu 4952 pontos, numa bateria de testes envolvendo processamento bruto, velocidade da memória, performance em leitura e escrita de dados 2D/3D. A marca alcançada é duas vezes maior que a do tablet Samsung Galaxy Tab e do smartphone Galaxy X.
O HTC One X com processador dual-core de 1,5 GHz utilizado no teste é um modelo variante vendido pela operadora americana AT&T – o original acompanha o hardware Nvidia Tegra 3. O smartphone, que chega a alguns países em abril, possui conexão 4G LTE, tela de 4,7” (1280x720 pixels), 1 GB de RAM, câmera de 8 MP e Android 4.0 Ice Cream Sandwich. Segundo a HTC, o aparelho deve chegar ao Brasil ainda em 2012.


23 de março de 2012

Angry Birds Space já está Disponível na Google Play Store corra para baixar !!!

Angry Birds depois de varias versões do jogo e nada de diferente começou a enjoar mas agora chegou uma nova versão totalmente diferente.


A órbita dos planetas e a gravidade zero interferem na trajetória e velocidade dos pássaros, tornando o jogo um pouco mais difícil e menos intuitivo. Esta versão conta com 60 novos níveis, novos pássaros, novos poderes, níveis bônus e a Rovio promete updates regulares de graça.


Se você ainda não entendeu o que esta versão tem de diferente, veja um astronauta da NASA explicando a nova jogabilidade de Angry Birds.


Esse jogo ja pode ser baixado na Google Play Store de Graça 


DOWNLOAD


Via Mestre Android





17 de março de 2012

Frustrado com TouchWiz ICS para samsung galaxy SII, chegou Apex Launcher !!!

Inúmeros Recursos Para Aparelhos Com ICS
O aplicativo Apex  é mais um launcher projetado para o Android 4.0 (Ice Cream Sandwich), e está disponível no Android Marlet, Market não, agora é Google Play.
O bom desses aplicativos, é que se alguma fabricante não colocar o launcher padrão do Android 4.0 (né Samsung) nós podemos instalar e desfrutar de uma interface muito melhor e mais bonita.









Recursos:
  • Tamanho da grade personalizável com até 9 homescreen
  • Rolagem infinita e elástica
  • Bons efeitos de transição
  • Ocultar elementos que você quiser (barra de pesquisa persistente, barra de status)
  • Ícones personalizáveis ​​e etiquetas para atalhos e pastas
  • Escolha estilos diferentes de visualização de pastas e de fundo
  • Vários estilos gaveta (transparente / opaco, horizontal / vertical, paginado / contínua)
  • Classificação gaveta apps (título, data de instalação, usado principalmente)
    • Ocultar aplicativos
    • Bloqueie seu desktop para evitar alterações acidentais
    • Desfrute de gestos homescreen
    • Backup / restaurar as configurações e dados
    • Optimizado para ambos os telefones e tablets
    • E muitas out raso opções de personalização
    Você pode baixar o aplicativo indo no Google Play.
  • Lembrando, você tem que ter o Android 4.0 para utilizar esse aplicativo.
    Veja esse vídeo do aplicativo feito pelo o Android Police:


Via SmartZone
14 de março de 2012

Já imaginou um Sony Vita rodando Android? Conheça o clone “xing-ling” dele


Yinlips YDPG18

Se você gostou do Xperia PLAY, mas acha que teria um Android melhor se ele fosse parecido com um Sony Vita, talvez goste do Yinlips YDPG18 produzido por uma fabricante chinesa.
Ele é um console Android “xing-ling” lançado com 5 polegadas, processador single-coreCortex-A9giroscópiocâmeras traseira e frontalWi-FiHDMI, e, ainda, vem em umavariedade de cores. Este conjunto razoável por apenas 150 dólares.
Se você não faz questão da qualidade dos produtos oficiais (ou não tem bolso para eles), pode ser uma excelente opção.

Sprinkle Junior: versão kid do excelente puzzle baseado em física de água


Tudo bem, todo mundo sabe que Sprinkle diverte muita gente grande, mas a novidade agora é que ele tem uma versão junior, voltada à criançada.
O objetivo ainda é apagar incêndios para salvar a comunidade, mas Sprinkle Junior é uma espécie de irmão mais novo com uma temática mais simplista que inclui elementos contagiantes para a criançada, como balões de festas, um hambúrguer e uma televisão gingantes.
Os pais podem ficar tranquilos, a criançada não poderá brincar com o seu dinheiro, o game não possui opções de compras adicionais.
Confira o vídeo abaixo para entender melhor do que falamos.
Requer Android 2.3 ou superior.
 

Vídeo hands-on do Galaxy SII com Android 4.0

Flash continua, nada de Roboto e TouchWiz impera


Está ansioso para obter a Android 4.0 no Galaxy SII? Nós estamos, principalmente após o anúncio oficial da Samsung sobre o início de upgrade na Europa e na Coréia do Sul.
Se antes tínhamos que nos contentar com algumas “gambiarras” produzidas por usuários prodígios, agora temos um vídeo do Galaxy SII rodando a Ice Cream Sandwich oficial.
Em termos visuais, não houve grandes mudanças, a TouchWiz, a interface customizada daSamsung, ainda impera neste segmento. Nada de font Roboto e widgets não podem ser redimensionados.
Como novidades, você poderá eliminar as apps abertas deslizando o dedo sobre a lista de recentes e o sistema como um todo parece mais fluído, o que inclui o navegador e o seu zoom. Além do mais, este implemento na eficiência se converteu em maior autonomia de energia.
O flash continua rodando e junto com a atualização do sistema, o pacote de apps núcleos da Google foi atualizado com novos widgets.
Um benckmark com o aplicativo Quadrant atingiu a pontuação de 4.032, contra 3.812rodando a Gingerbread. Definitivamente, uma melhora no desempenho.
Dê uma conferida você mesmo em algumas novidades no hands-on abaixo.
Source The Verge

A História do Bluetooth



Bluetooth é uma tecnologia que permite uma comunicação simples, rápida, segura e barata entre computadores, smartphones, telefones celulares, mouses, teclados, fones de ouvido, impressoras e outros dispositivos, utilizando ondas de rádio no lugar de cabos. Assim, é possível fazer com que dois ou mais dispositivos comecem a trocar informações com uma simples aproximação entre eles. Que tal saber um pouco sobre como o Bluetooth funciona e conhecer mais algumas de suas características? É o que você verá nas próximas linhas.

O que é Bluetooth

Bluetooth é um padrão global de comunicação sem fio e de baixo consumo de energia que permite a transmissão de dados entre dispositivos compatíveis com a tecnologia. Para isso, uma combinação de hardware e software é utilizada para permitir que essa comunicação ocorra entre os mais diferentes tipos de aparelhos. A transmissão de dados é feita através de radiofrequência, permitindo que um dispositivo detecte o outro independente de suas posições, desde que estejam dentro do limite de proximidade.
Para que seja possível atender aos mais variados tipos de dispositivos, o alcance máximo do Bluetooth foi dividido em três classes:
Classe 1: potência máxima de 100 mW, alcance de até 100 metros;
Classe 2: potência máxima de 2,5 mW, alcance de até 10 metros;
Classe 3: potência máxima de 1 mW, alcance de até 1 metro.
Isso significa que um aparelho com Bluetooth classe 3 só conseguirá se comunicar com outro se a distância entre ambos for inferior a 1 metro, por exemplo. Neste caso, a distância pode parecer inutilizável, mas é suficiente para conectar um fone de ouvido a um telefone celular pendurado na cintura de uma pessoa. É importante frisar, no entanto, que dispositivos de classes diferentes podem se comunicar sem qualquer problema, bastando respeitar o limite daquele que possui um alcance menor.
A velocidade de transmissão de dados no Bluetooth é baixa: até a versão 1.2, a taxa pode alcançar, no máximo, 1 Mb/s. Na versão 2.0, esse valor passou para até 3 Mb/s. Embora essas taxas sejam curtas, são suficientes para uma conexão satisfatória entre a maioria dos dispositivos. Todavia, a busca por velocidades maiores é constante, como prova a chegada da versão 3.0, capaz de atingir taxas de até 24 Mb/s.

Surgimento do Bluetooth

Logotipo Bluetooth A história do Bluetooth começa em meados de 1994. Na época, a empresa Ericsson começou a estudar a viabilidade de desenvolver uma tecnologia que permitisse a comunicação entre telefones celulares e acessórios utilizando sinais de rádio de baixo custo, ao invés dos tradicionais cabos. O estudo era feito com base em um projeto que investigava o uso de mecanismos de comunicação em redes de telefones celulares, que resultou em um sistema de rádio de curto alcance que recebeu o nome MCLink. Com a evolução do projeto, a Ericsson percebeu que o MCLink poderia dar certo, já que o seu principal atrativo era uma implementação relativamente fácil e barata.
Em 1997, o projeto começou a despertar o interesse de outras empresas que, logo, passaram a fornecer apoio. Por conta disso, em 1998 foi criado o consórcio Bluetooth SIG (Special Interest Group), formado pelas empresas Ericsson, Intel, IBM, Toshiba e Nokia. Note que esse grupo é composto por dois "gigantes" das telecomunicações (Ericsson e Nokia), dois nomes de peso na fabricação de PCs (IBM e Toshiba) e a líder no desenvolvimento de chips e processadores (Intel). Essa diversidade foi utilizada para permitir o desenvolvimento de padrões que garantissem o uso e a interoperabilidade da tecnologia nos mais variados dispositivos.
A partir daí, o Bluetooth começou a virar realidade, inclusive pela adoção desse nome. A denominação Bluetooth é uma homenagem a um rei dinamarquês chamado Harald Blåtand, mais conhecido como Harald Bluetooth (Haroldo Dente-Azul). Um de seus grandes feitos foi a unificação da Dinamarca, e é em alusão a esse fato que o nome Bluetooth foi escolhido, como que para dizer que a tecnologia proporciona a unificação de variados dispositivos. O logotipo do Bluetooth é a junção de dois símbolos nórdicos que correspondem às iniciais de Harald.

Frequência e comunicação

Headset BluetoothO Bluetooth é uma tecnologia criada para funcionar no mundo todo, razão pela qual se fez necessária a adoção de uma frequência de rádio aberta, que seja padrão em qualquer lugar do planeta. A faixa ISM (Industrial, Scientific,Medical), que opera à frequência de 2,45 GHz, é a que me mais se aproxima dessa necessidade e é utilizada em vários países, com variações que vão de 2,4 GHz à 2,5 GHz.
Como a faixa ISM é aberta, isto é, pode ser utilizada por qualquer sistema de comunicação, é necessário garantir que o sinal do Bluetooth não sofra e não gere interferências. O esquema de comunicação FH-CDMA (FrequencyHopping - Code-Division Multiple Access), utilizado pelo Bluetooth, permite tal proteção, já que faz com que a frequência seja dividida em vários canais. O dispositivo que estabelece a conexão vai mudando de um canal para outro de maneira muito rápida. Esse esquema é chamado "salto de frequência" (frequency hopping). Isso faz com que a largura de banda da frequência seja muito pequena, diminuindo sensivelmente as chances de uma interferência. No Bluetooth, pode-se utilizar até 79 frequências (ou 23, dependendo do país) dentro da faixa ISM, cada uma espaçada da outra por 1 MHz.
Como um dispositivo se comunicando por Bluetooth pode tanto receber quanto transmitir dados (modo full-duplex), a transmissão é alternada entre slots para transmitir e slots para receber, um esquema denominado FH/TDD (Frequency Hopping/Time-Division Duplex). Esses slots são canais divididos em períodos de 625 µs (microssegundos). Cada salto de frequência deve ser ocupado por um slot, logo, em 1 segundo, tem-se 1600 saltos.
No que se refere ao enlace, isto é, à ligação entre o emissor e receptor, o Bluetooth faz uso, basicamente, de dois padrões: SCO (Synchronous Connection-Oriented) e ACL (Asynchronous Connection-Less). O primeiro estabelece um link sincronizado entre o dispositivo master e o dispositivo escravo, onde é feito uma reserva de slots para cada um. Assim, o SCO acaba sendo utilizado principalmente em aplicações de envio contínuo de dados, como voz. Por funcionar dessa forma, o SCO não permite a retransmissão de pacotes de dados perdidos. Quando ocorre perda em uma transmissão de áudio, por exemplo, o dispositivo receptor acaba reproduzindo som com ruído. A taxa de transmissão de dados no modo SCO é de 432 Kb/s, sendo de 64 Kb/s para voz.
O padrão ACL, por sua vez, estabelece um link entre um dispositivo master e os dispositivos slave existentes em sua rede. Esse link é assíncrono, já que utiliza os slots previamente livres. Ao contrário do SCO, o ACL permite o re-envio de pacotes de dados perdidos, garantindo a integridade das informações trocadas entre os dispositivos. Assim, acaba sendo útil para aplicações que envolvam transferência de arquivos, por exemplo. A velocidade de transmissão de dados no modo ACL é de até 721 Kb/s.

Redes Bluetooth

Quando dois ou mais dispositivos se comunicam através de uma conexão Bluetooth, eles formam uma rede denominadapiconet. Nessa comunicação, o dispositivo que iniciou a conexão assume o papel de master (mestre), enquanto que os demais dispositivos se tornam slave (escravos). Cabe ao master a tarefa de regular a transmissão de dados entre a rede e o sincronismo entre os dispositivos.
Cada piconet pode suportar até 8 dispositivos (um master e 7 slave), no entanto, é possível fazer com esse número seja maior através da sobreposição de piconets. Em poucas palavras, isso significa fazer com que uma piconet se comunique com outra dentro de um limite de alcance, esquema esse denominado scatternet. Note que um dispositivo slave pode fazer parte de mais de uma piconet ao mesmo tempo, no entanto, um master só pode ocupar essa posição em uma única piconet.
Ilustração de piconet e scatternet
Para que cada dispositivo saiba quais outros fazem parte de sua piconet, é necessário fazer uso de um esquema de identificação. Para isso, um dispositivo que deseja estabelecer uma conexão em uma piconet já existente pode emitir um sinal denominado Inquiry. Os dispositivos que recebem o sinal respondem com um pacote FHS (Frequency HoppingSynchronization) informando a sua identificação e os dados de sincronismo da piconet. Com base nessas informações, o dispositivo pode então emitir um sinal chamado Page para estabelecer uma conexão com outro dispositivo.
Como o Bluetooth é uma tecnologia que também oferece como vantagem economia de energia, um terceiro sinal denominado Scan é utilizado para fazer com que os dispositivos que estiverem ociosos entrem em stand-by, isto é, operem em um modo de descanso, poupando eletricidade. Todavia, dispositivos neste estado são obrigados a "acordar" periodicamente para checar se há outros aparelhos tentando estabelecer conexão.

Versões do Bluetooth

Teclado BluetoothO Bluetooth é uma tecnologia em constante evolução, o que faz com que suas especificações mudem e novas versões surjam com o tempo. Até o momento do fechamento deste artigo no InfoWester, as versões disponíveis eram:
- Bluetooth 1.0: a versão 1.0 (e a versão 1.0B) representa as primeiras especificações do Bluetooth. Por ser a primeira, os fabricantes encontravam problemas que dificultavam a implementação e a interoperabilidade entre dispositivos com Bluetooth;
- Bluetooth 1.1: lançada em fevereiro de 2001, a versão 1.1 representa o estabelecimento do Bluetooth como um padrão IEEE 802.15. Nela, muitos problemas encontrados na versão 1.0B foram solucionados e o suporte ao sistemaRSSI foi implementado;
- Bluetooth 1.2: lançada em novembro de 2003, a versão 1.2 tem como principais novidades conexões mais rápidas, melhor proteção contra interferências, suporte aperfeiçoado a scatternets e processamento de voz mais avançado;
- Bluetooth 2.0: lançada em novembro de 2004, a versão 2.0 trouxe importantes aperfeiçoamentos ao Bluetooth: diminuição do consumo de energia, aumento na velocidade de transmissão de dados para 3 Mb/s (2.1 Mb/s efetivos), correção às falhas existentes na versão 1.2 e melhor comunicação entre os dispositivos;
- Bluetooth 2.1: lançada em agosto de 2007, a versão 2.1 tem como principais destaques o acréscimo de mais informações nos sinais Inquiry (permitindo uma seleção melhorada dos dispositivos antes de estabelecer uma conexão), melhorias nos procedimentos de segurança (inclusive nos recursos de criptografia) e melhor gerenciamento do consumo de energia;
- Bluetooth 3.0: versão lançada em abril de 2009, tem como principal atrativo taxas altas de velocidade de transferência de dados. Dispositivos compatíveis podem atingir a marca de 24 Mb/s de transferência. O "truque" para atingir taxas tão elevadas está na incorporação de transmissões 802.11 (saiba mais sobre isso neste artigo sobre Wi-Fi). Outra vantagem é o controle mais inteligente do gasto de energia exigido para as conexões. O Bluetooth 3.0 é compatível com as versões anteriores da tecnologia;
- Bluetooth 4.0: as especificações desta versão foram anunciadas em meados de dezembro de 2009 e o seu principal diferencial não é velocidade, mas sim economia de energia. Esse novo padrão é capaz de exigir muito menos eletricidade quando o dispositivo está ocioso, recurso especialmente interessante, por exemplo, para telefones celulares que consomem muita energia quando o Bluetooth permanece ativado, mas não em uso. A velocidade padrão de transferência de dados do Bluetooth 4.0 é de 1 Mb/s.
O fato de haver várias versões não significa que um dispositivo com uma versão atual não funcione com outro com uma versão inferior, embora possam haver exceções. Todavia, se um dispositivo 2.0 for conectado a outro de versão 1.2, por exemplo, a velocidade da transmissão de dados será limitada à taxa suportada por este último.

Finalizando


Com a popularização das redes Wi-Fi, o mercado ficou com dúvidas em relação ao futuro do Bluetooth, mas o aumento expressivo de aparelhos compatíveis com a tecnologia fez com que todos os temores se dissolvessem. E faz sentido: o objetivo do Bluetooth é permitir a intercomunicação de dispositivos próximos utilizando o menor consumo de energia possível (mesmo porque muitos desses dispositivos são alimentados por baterias) e um custo de implementação baixo. O Wi-Fi, por sua vez, se mostra mais como um concorrente das tradicionais redes de computadores com fio (padrão Ethernet, em sua maioria).
No início de 2008, o Bluetooth SIG comemorou os 10 anos da chegada do Bluetooth ao mercado. E não será surpresa se o aniversário de 20 anos for comemorado: em 1998, o grupo contava apenas com cinco empresas integrantes. Hoje, esse número passa de dez mil, o que significa que um futuro ainda mais promissor pode estar reservado à tecnologia.