Vamos voltar um pouco no tempo…. mais precisamente 22 de Outubro de 2001. Foi nessa data, que a Rockstar Games lançou ( primeiramente para Playstation 2 ) a terceira versão do game Grand Theft Auto ( GTA ). Esse game é considerado um marco pois redefiniu vários conceitos da série. Por exemplo, este foi o primeiro game totalmente 3D da série. Nas primeiras versões o game era desta forma.
GTA 3 também trouxe o conceito de sandbox, onde o
jogador tinha total liberdade para explorar a cidade e decidir qual destino tomar ( Geralmente os jogadores
eu
, preferiam sair barbarizando todos os civis até aumentar a níveis extremos a procura da polícia por nossas cabeças ). Este
game também gerou polêmica pela violência e pela abordagem de temas
sexuais imorais. Juntando tudo isso, temos um excelente game, que rapidamente se tornou um sucesso de vendas.
GTA 3 para Playstation 2. Quanta diferença para o seu predecessor não?
10 anos depois, a Rockstar Games nos presenteia com uma versão mobile deste grande
jogo. E tudo continua lá: As perseguições e roubo de carros, missões dos mafiosos da cidade, tiroteios e muito sangue. A versão que temos hoje para os nossos dispositivos é a mesma dos consoles ( salvo algumas melhorias gráficas ).
História
O jogo se passa na fictícia Liberty City ( que também é palco do game GTA IV ). Você é Claude, um ladrão que é preso após ser traído por sua namorada. No caminho para a prisão, o comboio que conduzia é atacado e você consegue fugir. Mas antes de ter sua vingança, é necessário cumprir missões dos grandes chefões do crime da cidade.
Só assim você poderá enfrentar sua ex-namorada Catalina ( que fugiu com um colombiano chefe do cartel da cidade…ahahahaha ). Enfim, este é apenas o resumo da história. Vou falar agora um pouco sobre o jogo em si ( rodando em um motorola Xoom ).
Após fazer o download de cerca de 400 MB de dados adicionais ( achei até pouco, comparado com alguns games da Gameloft ) pude iniciar minha experiência com o jogo. Gostei do que vi… principalmente nas texturas que estão com uma resolução maior do que no game original. A fluidez do jogo também impressionou. Não enfrentei nenhum tipo de lag enquanto jogava.
A única coisa que notei é que em muitos momentos é bem visível o serrilhado no game. Achei que fosse alguma limitação do meu tablet, mas após fazer um comparativo da minha versão com a do iPad 1 e 2, precebi que era um problema do jogo em si ( apesar de que o dispositivo pode sim amenizar isso…. no caso a qualidade gráfica do tegra 2 chegou bem perto da qualidade do ipad 2…. ).
Talvez em dispositivos com telas menores esse problema não seja tão evidente.
Comparativo do GTA 3 nos Tablets
Quanto aos controles, a Rockstar fez um bom trabalho na adaptação para o modo touch. Os controles são bem responsivos e se adaptam de acordo com a situação. Por exemplo: Ao estar em algum veículo o direcional de controle some, dando lugar a 4 novos botões: Acelerar, freiar, direita e esquerda.
Se você estiver a pé, um dierecional analógico surge na tela no lado esquerdo ( o bacana é q este direcional não fica fixo na tela. ele aparece no lugar onde o seu polegar esquerdo tocar na tela ).
A imagem abaixo mosta bem a variação destes controles:
Esquema de controles GTA 3
Uma característica bacana dos controles touch do GTA 3 é um botão de “Lock” da mira… o que facilita muito a vida do Claude em situações de confronto. Basta você apertar este botão que sua mira ficará travada em algum inimigo facilitando assim a matança. Simples assim.